Quais são os benefícios do mel para a saúde?

0
1K

O Mel é um alimento nutritivo, saudável e natural, produzido pelas Abelhas. Suas propriedades benéficas vão além de seu uso como adoçante, já que é rico em sais minerais, enzimas,vitaminas e proteínas que lhe conferem propriedades nutricionais e organolépticas únicas”, afirma a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Este produto ocupa um papel importante na dieta humana desde os tempos antigos. Mas quais são seus benefícios?

1. O mel colabora para o tratamento de feridas

Mel medicinal tem sido utilizado ao longo dos anos para tratar feridas, picadas de Insetos, queimadutas, doenças de pele e furúnculos. A informação é do artigo Mel, Própolis e Geléia Real: Uma Revisão Abrangente de Suas Ações Biológicas e Benefícios à Saúde (em tradução livre), publicado na revista norte-americana Oxidative Medicine and Cellular Longevity, em 2017.

2. O mel tem efeitos positivos nos cuidados pediátricos

O artigo indica também que produtos à base de mel medicinal têm efeitos positivos nas dermatities pediátricas causadas nas crianças pelo uso excessivo de guardanapos e fraldas, eczemas e psoríases (inflamações na pele).

3. O mel também funciona como terapia contra a úlcera do pé de diabéticos

O mel medicinal também é eficaz no tratamento de úlceras de pé diabético, informa o artigo.

4. Benefícios gastrointestinais: o mel também ajuda nessa área

Segundo o documento, o mel natural é composto por enzimas que facilitam a absorção de moléculas, como açúcares e amido. Além disso, este produto “fornece alguns nutrientes, como minerais, fitoquímicos e flavonoides, que auxiliam os processos digestivos do organismo”. O mel puro, inclusive, tem propriedades bactericidas contra bactérias patogênicas e enteropatogênicas.

5. Consumir mel contribui para a saúde bucal

“O mel é útil para o tratamento de muitas enfermidades bucais, incluindo doença periodontal, estomatite (inflamação das membranas mucosas da boca) e halitose (condição que causa mau hálito). Além disso, o mel tem sido aplicado na prevenção de placa bacteriana, gengivite, aftas e periodontite”.

6. O mel tem ação efetiva contra a tosse e a dor de garganta 

consumo de mel pode ser eficaz no tratamento da dor de garganta graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas. Comparativamente, "o mel é superior a outros tratamentos para a tosse gerada por infecções das vias respiratórias superiores".

7. O mel traz benefícios contra a doença do refluxo gastroesofágico

O consumo de mel contribui contra a doença do refluxo gastroesofágico (infecção da mucosa causada pelo conteúdos anormais do refluxo gástrico no esôfago e chegando até os pulmões) ao cobrir o revestimento do esôfago e do estômago, impedindo o fluxo ascendente de alimentos e sucos gástricos, afirma o documento.

8. Gastrite e a úlcera péptica: o mel também age nessas doenças

Além disso, de acordo com o artigo, o mel foi identificado como um potente inibidor de gastrite (irritação e inflamação do revestimento da parede do estômago) e do agente causador da úlcera péptica (erosões ou úlceras dolorosas abertas no revestimento do estômago ou do duodeno).

9. O mel ajuda a reduzir o tempo de recuperação de pacientes com gastroenterite

Em outro trecho, o artigo cita um estudo clínico de 2010 que "descobriu que a substituição da glicose na solução de reidratação oral de eletrolíticos padrões por mel reduziu o tempo de recuperação de pacientes com gastroenterite".

10. O mel atua contra a prisão de ventre e a diarreia

Além disso, estudos mencionados pelo documento apontam que o mel pode minimizar a patogênese e a duração da diarreia viral em comparação com a terapia antiviral convencional.

11. O mel contribui para acalmar a dor de doenças do fígado e pâncreas

O mel ajuda a acalmar a dor, equilibrar os sistemas hepáticos e neutralizar as toxinas; expõe atividades antioxidantes que têm um efeito protetor potencial no fígado danificado; e pode ajudar a promover um melhor nível de açúcar no sangue, o que é útil para quem é portador da  doença do fígado gorduroso (ou esteatose hepática), diz a pesquisa.

12. Efeitos cardioprotetores estão ligados ao mel

O artigo também afirma que a ingestão de mel seria benéfica graças à redução significativa dos fatores de risco para doenças metabólicas e cardiovasculares, além de ter efeitos cadioprotetores.

Apesar disso, o documento conclui que é preciso ter cautela no caso de alérgenos associados a produtos apícolas e encontrar a dose correta para consumo. “Mais estudos são necessários para determinar os mecanismos críticos relacionados às atividades farmacológicas desses produtos apícolas e as quantidades apropriadas que podem ser tomadas para obter benefícios à saúde”.

Love
1
Buscar
Categorías
Read More
Networking
Exploring the Evolution of Audio Equipment: Trends and Growth Opportunities
 As the Audio Equipment Market continues to expand, several factors such as...
By Kajal Jadhav 2025-09-15 09:32:54 0 469
Other
Insights into the Sulfur Hexafluoride Industry: Innovation and Sustainability
The Sulfur Hexafluoride Market has expanded significantly, reflecting the...
By Harshal J72 2025-09-25 11:52:12 0 280
Other
Key Trends Driving the Growth of the Smart Home Appliances Market
The Smart Home Appliances Market Trends are evolving rapidly as consumers increasingly adopt...
By Arpita Kamat 2025-10-06 11:26:52 0 53
Causes
Movimento Viva
Você já se imaginou em um lugar onde as pessoas são felizes e o caos do mundo...
By Viva Club 2025-08-10 01:53:54 0 2K
Other
US Human Centric Lightings Market Trends: Enhancing Wellness and Productivity
The US Human Centric Lightings Market Trends are witnessing strong growth as businesses,...
By Arpita Kamat 2025-09-25 08:54:56 0 218
V Club https://app.vclub.org.br